domingo, 5 de janeiro de 2014

Advogado do Diabo (Livro e Filme) - Resenha

A dica de livro de hoje é de um clássico da década de 90 que virou filme na mesma década: Advogado do Diabo, de Andrew Neiderman.

Confesso a vocês que nunca tinha lido nenhuma obra de Neiderman, na verdade inicialmente nem sabia que o filme era baseado em um livro.

Sempre curti o filme, já o assisti inúmeras vezes e quantas vezes passar na televisão eu assisto novamente. A história é a de um jovem advogado (Kevin), de uma firma no interior, que após ganhar uma causa de maior repercussão é visto "em cena" por um advogado de uma firma grande de Nova York que está procurando por talentos da advocacia.



Kevin então agarra a oportunidade e vai se com a esposa para Nova York, trabalhar para os John Milton e Associados. Lá ele se depara com um mundo então desconhecido para ele e sua esposa. Um mundo de oportunidades: muito dinheiro, carros luxuosos, hotéis, mulheres...

E isso meio que sobe um pouco à sua cabeça. Lá tudo é muito perfeito e logo as pessoas sensatas da história começam a desconfiar.

Bom, o livro e o filme, logicamente partem da mesma premissa, no entanto tem execuções um tanto diferentes. Um ponto crucial é que no filme, a sua esposa - Miriam - é que sofre com as alucinações, ela que começa a ver que tem algo errado e começa a sofrer com isso. Já no livro, o jovem Kevin é que tem alucinações, para Miriam tudo está perfeito, perfeito até demais. E é justamente isso que o faz desconfiar desse mundo de sonhos da JM Associados.

Mas o rumo da história é o mesmo e vale à pena nos dois casos. O filme vale muito à pena, é um filme de 1997 com um elenco fantástico, como por exemplo o então jovem Keanu Reeves como Kevin, a bela Charlize Theron como Miriam e o incrível Al Pacino representando o John Milton.



O livro também é uma ótima pedida. A versão de bolso da Editora Bestbolso, contém apenas 303 páginas e é bem leve e pequena realmente. De fato dá pra levar no bolso e ler em qualquer lugar. Comprei o meu exemplar por apenas 17 reais pelo site da Livraria Saraiva. A edição não é grande coisa, mas vale pelo preço e pela leitura.



É um suspense de tirar o fôlego realmente, uma história tensa e densa ao extremo. Tanto no filme com um roteiro magistral, quanto no livro com uma escrita simples e fluida. Neiderman nos faz embarcar na história e não querer largar nem mais um segundo o livro, somos capazes de ficar mais um tempinho acordados só pra ler mais um pouco. Uma leitura de tirar o fôlego e o sono também. Uma história sensual e assustadora. Ambos (filme e livro) inclusive contam com finais diferentes, mas igualmente surpreendentes.

Uma ótima pedida para seu  livro de cabeceira e um bom filme para o seu fim de semana. Divirtam-se!

Segue o trailer:


                                    


Até a próxima!

3 comentários:

  1. PARABÉNS PELA EXPOSIÇÃO DO LIVRO E DO FILME. EU LI E ASSISTIR AO FILME E ACHEI MUITO LEGAL. :) UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA EXPOSIÇÃO DO LIVRO E DO FILME. EU LI E ASSISTIR AO FILME E ACHEI MUITO LEGAL. :) UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme e odeiei com todas as letras, só curti a essencia da história e a atuação dos personagens (pelo menos aos que conseguiram boa margem pra isso!), espero que o livro não decepcione.

    ResponderExcluir

Oi gente, os comentários e as visitas são o impulso para continuarmos com o nosso trabalho. Blogueiros vivem disso, portanto dê a sua opinião para que possamos melhorar sempre e sempre!